Encerramento da Formação em Liderança e Desenvolvimento Pessoal

20 Jul 2021 | Formação

Deu-se por encerrado o segundo curso da Academia de Liderança sobre a ‘’Liderança e Desenvolvimento Pessoal” na tarde do dia 16 de julho, em Bissau, na Escola Nacional De Administração – Bissau. O curso, destinado a 20 quadros médios de 10 dos partidos políticos da Guiné-Bissau, com e sem assento parlamentar, foi coministrada de 12 a 16 de julho pelo Instituto Pedro Pires para a Liderança de Cabo Verde, com o apoio de dois formadores nacionais da Academia de Liderança.

Participaram do encerramento o Representante Adjunto do PNUD Guiné-Bissau, José Levy, o Diretor-Geral da ENA, Agostinho Fandé, e a Diretora Executiva do Instituto Pedro Pires para a Liderança, Indira Pires, que veio de Cabo-Verde especialmente para assistir à cerimónia.

O Diretor-geral da ENA, como anfitrião e parceiro estratégico desta iniciativa, congratulou o PNUD e o Instituto Pedro Pires pelos trabalhos que têm vindo a fazer desde o lançamento oficial da academia em maio deste ano. Agostinho Fandé espera que os formandos sirvam de agentes de mudanças nos seus partidos e na administração pública sob as suas responsabilidades, sublinhando que a Academia surgiu exatamente neste sentido, para apetrechá-los de ‘’ferramentas que possam provocar mudanças” nos formandos e na sociedade.

O Representante Adjunto do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento felicitou os formadores e formandos, encorajando-os a tornarem-se líderes capazes de serem elementos transformadores e agentes de mudança. José Levy destacou ainda que “o PNUD através da academia de liderança e de outras intervenções apoia o reforço de capacidades dos membros dos partidos políticos para que possam compreender o seu importante papel no processo de desenvolvimento do país que se quer democrático”.

“É apostando nas pessoas, na sua capacitação que seremos capazes de vencer o atraso económico e tecnológico, a ignorância, a pobreza e as desigualdades sociais”, afirmou a Diretora Executiva do Instituto Pedro Pires, Indira Pires.

A Academia de Liderança, que encerrou o seu primeiro ciclo de formação, é o resultado de uma parceria com entidades, personalidades nacionais da organização da sociedade civil guineense, com apoio financeiro do PNUD e do United Nations Peacebuilding.