Curso em Liderança Política Feminina

20 Dec 2024 | Formação

No âmbito das suas estratégias para o fortalecimento da participação política feminina, a Escola Nacional de Administração (ENA)/ Academia de Liderança, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), realizou com sucesso a formação «Liderança Política», com especial atenção à capacitação de candidatas ao Parlamento.

O evento, que decorreu de 3 a 7 de dezembro,  na sede da Escola Nacional de Administração ( ENA),  reunindo um total de 24 participantes mulheres indicadas pelas coligações partidárias, nomeadamente:

  • Pai Terra Ranka;
  • API-Cabas Garandi;

Estas participantes representaram diferentes círculos eleitorais, assegurando a inclusão e a diversidade territorial.

Com o objetivo de capacitar mulheres líderes das coligações partidárias, a formação abordou temas fundamentais como liderança, negociação, mediação, diálogo, empoderamento feminino e marca pessoal . As sessões foram conduzidas por especialistas nacionais, que partilharam experiências e ferramentas práticas para a gestão de desafios políticos e eleitorais.

O impacto da formação foi amplamente reconhecido pelas participantes, que destacaram a importância de iniciativas como esta para o empoderamento feminino no cenário político nacional. Segundo a Dra. Cadi Seidi, «esta capacitação não só fortaleceu as nossas competências, mas também inspirou um maior compromisso com a inclusão e a igualdade de género na política».

A ENA e o PNUD reforçam o seu compromisso em promover formações que contribuam para o desenvolvimento de lideranças inclusivas e para o fortalecimento da democracia no país. Esta iniciativa constitui mais um passo importante para garantir a representação equitativa e significativa das mulheres nos processos decisórios.