APRESENTAÇÃO
Quem Somos
A Academia de Liderança pretende fortalecer as capacidades de uma ampla gama de atores para liderar e implementar as mudanças transformadoras necessárias por meio de processos participativos significativos e inclusivos.
Neste sentido, visa capacitar diferentes grupos para permitir que eles se envolvam efetivamente nos processos de definição e monitoria das políticas nacionais de uma forma ativa e participativa, conhecendo os seus deveres enquanto cidadãos.
Busca assim identificar, desenvolver e nutrir agentes de mudança de diferentes setores e níveis da sociedade, muitos dos quais foram, até o momento, marginalizados pelas estruturas de poder persistentes. Isso inclui mulheres, redes de jovens, líderes tradicionais, líderes religiosos, o setor privado e pessoas que vivem nas zonas rurais.
A Guiné-Bissau é um país próspero e pacífico, com cidadãos capazes de, nos seus diferentes campos de ação, criarem sinergias para promoverem, de forma sustentável, a paz, o crescimento económico e um desenvolvimento inclusivo e integrador da pluralidade nacional, contribuindo para a consolidação do Estado de Direito Democrático, o bom funcionamento e a credibilização da atuação das instituições de soberania e públicas e a consolidação da iniciativa privada.
A Academia de Liderança investe no reforço do capital humano guineense, apostando na realização de ações de formação prática, com abordagens inovadoras, multissetoriais e centradas na ética e na valorização do diálogo, visando, primordialmente, a capacitação de líderes e agentes de mudança conscientes, interventivos e empreendedores em todas as esferas da sociedade, aptos para, coletivamente, liderarem transformações positivas na Guiné-Bissau.
A Academia de Liderança assume como principal propósito a capacitação de agentes de transformação, i.e., líderes conscientes e engajados tanto com a ética e com a excelência como com a participação cidadã, munidos de pensamento crítico e de capacidade para implementar soluções contextualizadas (e, precisamente por isso, mais eficazes) para os desafios sociais, económicos e políticos das suas comunidades, da sua região, do seu país e do mundo. Uma vez capacitados, poderão contribuir de forma mais construtiva para o desenvolvimento sustentável e para a construção da paz, da harmonia e da coesão nacional.
A Academia de Liderança norteia-se no exercício das suas atividades pelos princípios da excelência, da ética, da apropriação nacional, da inclusão, da responsabilização, da parceria, da transparência, da prestação de contas, da igualdade e da equidade de género, da igualdade de tratamento e de oportunidades, do respeito pela diferença, da participação dos interessados nos assuntos do seu interesse e da abrangência territorial e descentralização das suas atividades.
Públicos-Alvo
- Potenciais líderes na Guiné-Bissau
- Líderes nas comunidades
- Quadros médios da função pública
- Partidos políticos
- Organizações da Sociedade Civil
- ONG´s
- Juventude
- Mulheres
- Parlamentares
- Líderes tradicionais e religiosos